Filmes, arte e social: um laço indissociável


Ultimamente eu tenho assistido a filmes tão tocantes e significativos! Dois deles eu considero aqui: Antes do Amanhecer e Confiança. O primeiro trata do tema relacionamento amoroso, o segundo de confiança dentro do núcleo familiar.

Ambos são notadamente eficientes no quesito interpretação. Os atores simplesmente dominam as personagens tão naturalmente que mesmo sem por na conta o enredo, extremamente bem elaborado por sinal, nós saímos diferentes depois do fim dos filmes.

As personagens são tão realistas e próximas a seres comuns como nós que os assistimos, que acabam por influenciar-nos, nos fazendo sentir no lugar delas, e isso é a mágica dessas duas magníficas produções. Abarlar-nos e charcoalhar o nosso psicológico, de modo a obrigar-nos a refletir, viver e sentir simultaneamente o visto por nós na tela, é o efeito causado por essa mistura tão harmônica e fluida entre enredo e personagens.

O cinema contemporâneo vive da renda das produções de “massa”, e mesmo assim encontramos pérolas tão brilhantes, cintilantes, alvas, polidas, dignas de apreciação, admiração e elogio.

O capitalismo impera, e isso faz bem aos apreciadores da boa arte dramática, pois gera contraste, chamando-nos a atenção, pelo brlho e esplendor que radiam das citadas pérolas, ao que realmente importa: a arte cujo diálogo e proximidade com a realidade emocional do ser humano estão intimamente ligados, gerando profunda significação para o indivíduo. Alguns teóricos defendem fortemente o aspecto social da arte: sou, pela minha história e dedicação ao mundo artístico, obrigado a concordar…

OBS: os curiosos estão convidados a assistir os filmes para então concordarem ou discordarem da minha fala. Os títulos originais são: Before Sunrise: Antes do Amanhecer – 1995 e Trust: Confiança – 2010. Tradução livre.


Advertisements
This entry was posted in Crônicas. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s